"NESTA SEÇÃO TU ENCONTRARÁS CONTEÚDOS RAROS, HISTÓRICOS E IMPORTANTES DO AINDA JOVEM ROCK-GAUCHO."



quinta-feira, 29 de julho de 2010

A DOMA DOS VALENTINOS


"Aquele rock de verdade que anda faltando em vários lugares por ai, cada vez mais parece sobrar nas bandas vindas de porto alegre. E Valentinos são um exemplo de promessa facilmente perceptível nesse caso, o rock pra lá de inglês que sempre inspirou as bandas daqui, esta bastante presente no estilo musical dos rapazes e eles o fazem com uma doma muito forte. "

Usei o termo Doma por perceber aqueles dois irônicos cavalinhos opostos na tradicional capa sobre os teclados que esta sempre presente nos shows!


O Blog do Bilhar entrou em contato com o vocalista Jounts (foto) e ele representou a banda em cinco voadoras rapidas. Confere...

BdoBilhar > Antes dos Valentinos vocês ja tinham banda? Ou faziam o que?
Todos tivemos experiências em outras bandas antes de formarmos os Valentinos. Já tivemos o privilégio de tocar com grandes músicos, que hoje fazem parte de bandas de rock conhecidas nacionalmente. Cada um teve sua formação musical em uma fase diferente de sua vida. Alguns têm músicos na família, tiveram contato já na infância com instrumentos musicais, outros começaram mais tarde, na adolescência e descobriram o mundo roqueiro de Porto Alegre desde então. Seja como for, todos somos Valentinos agora.

BdoBilhar > Hoje vendo o bom rumo que a banda esta tomando, qual a expectativa que vocês tem?
Apesar de estarmos engatilhados e tomando um rumo bastante promissor, ainda não estamos lá. Não podemos baixar a guarda. Temos que continuar lutando e garantindo que tudo o que a gente faz seja muito afudê. Sejam shows, ações e músicas, temos que manter o bom trabalho e continuar destruindo tudo. Depois vemos onde conseguimos chegar. Mas queremos ir bem longe sim. E sentimos que até agora estamos conseguindo.

BdoBilhar > Tivemos a honra de no show de domingo (Orgulho Rock no Beco 18/7), fechando a semana do rock, ouvir uma música nova de vocês e ótima por sinal, ja estão planejando o segundo disco?
Ah, o segundo disco... Dizem que algumas bandas têm sérios problemas com o segundo disco porque, ao gastarem todas as suas "fichas", ou melhor, músicas boas no primeiro disco, encontram dificuldades pra compor canções do mesmo nível para o segundo e assim decepcionam seus fãs. Podemos dizer com total certeza que não teremos este problema. Estamos com o segundo album praticamente pronto, enfiado em uma gaveta. Aliás, estamos com até o quinto disco composto e tivemos que cortar várias canções que entrariam pro primeiro disco por falta de verba e de tempo pra gravar. E não é porque as músicas não eram tão boas, mas sim porque apenas "soam como segundo disco". Arriscamos dizer que o segundo disco será melhor que o primeiro. Mas isso vocês só poderão confirmar ano que vem. Aguardem.

BdoBilhar > Das influências de Rock Gaucho em vocês, quem está presente?
Como somos cinco integrantes, acredito que cada um tem a sua influência, mas não podemos deixar de citar o genial Júpiter Maçã. Uma banda importante que influencia de uma forma ou outra quase qualquer banda de rock aqui do sul é a Cachorro Grande. E não podemos deixar de citar também os nossos irmãos da Pública, que são exemplo de banda de rock e de atitude pra gente. São grandes músicos que respeitamos muito e frequentemente encontramos nos shows, tanto nossos quanto nos deles.

BdoBilhar > Opinião de vocês sobre o futuro do cenário de rock em porto alegre?
O respaldo de um cenário depende diretamente da qualidade das bandas. Quando se tem um monte de bandas ruins em um cenário ele nunca vai ser reconhecido. Acreditamos que o cenário de rock de Porto Alegre está se encaminhando pra uma fase muito bacana. Os frutos que antes estavam verdes, agora estão aos poucos ficando maduros e ótimas bandas estão aparecendo por aí. Os Efervescentes lançaram este ano um baita disco que merece ser ouvido. Outra banda, já pra um rock mais "abrasileirado" foi a Apanhador Só, que nos surpreendeu com o último disco, excelente. Os Gulivers também acabam de lançar um disco que está muito bom e vale a pena conferir. Enfim, são alguns exemplos de como esta cena está aos poucos se levantando novamente e no que depender da gente vai tentar surpreender todo mundo mais uma vez com uma voadora dupla.

Os Valentinos nasceram em 2008. Transitando com facilidade entre o rock
britânico e a cena indie nacional, a banda desenvolveu sua
personalidade com ênfase nas melodias, nas letras e nos arranjos bem
acabados.
Na formação Jonts - Voz & Guitarra rítmica
Foppa - Guitarra Líder
Che Wodarski - Bateria
Ferry - Baixo
Roberto Chiodelli - Piano, Orgão & sintetizador.
Com dois anos de estrada, a banda lança, no início de 2010, o
álbum Avante, pelo selo Beco 203 Discos (imagem acima). As 11 faixas do Álbum foram
gravadas nos estúdios Marquise 51 e Estúdio Soma, com a produção de Ray
Z, masterizado na Carolina do Norte/EUA por Dave Locke. Além das 11
faixas, o álbum contém uma faixa multimídia com um curta-documental,
que conta a história da banda, as gravações do álbum e cenas de shows,
um trabalho realizado pela produtora Coletivo Inconsciente.



Colhendo os frutos do pré-lançamento do disco e das críticas amplamente
positivas, os Valentinos embalam rumo aos grandes palcos: Gig Rock, Grito
Rock, Morro Stock e Macondo Festival são alguns exemplos.
No meio disso tudo, ainda foram indicados a banda revelação pelo maior
jornal do Sul do País, o Zero Hora, no fim de 2009.


Nenhum comentário: