"NESTA SEÇÃO TU ENCONTRARÁS CONTEÚDOS RAROS, HISTÓRICOS E IMPORTANTES DO AINDA JOVEM ROCK-GAUCHO."



sexta-feira, 30 de abril de 2010

OS CLEANS e OS BRASAS! Conhecem?

É Claro que não, no maximo leram algo a respeito ou ouviram falar, agora seu papai ou mamãe deve ter visto esses pintas ao vivo nos anos 60.



OS CLEANS foram um grupo gáucho da jovem guarda.
Em 1966 o grupo venceu a fase regional do concurso Primeiro Encontro Nacional da Jovem Guarda e veio para a grande final realizada na Tv Record de São Paulo, ficando em segundo lugar. Na capital passaram a acompanhar vários artistas em shows e em seguida foram contratados pela Tv Excelsior - Canal 9 para atuarem no Programa O Bom, de Eduardo Araújo.
Em 1967 gravaram seu primeiro disco no selo Pauta.
"Os Cleans" foi um dos primeiros grupos do Sul a introduzir o vocal em suas apresentações e o pioneiro na utilização da guitarra com alavanca, entretanto, a trajetória em São Paulo foi realizada com dificuldades.A formação original: Zé Vasques, Nei, Carlos Roberto e Paulo no sax. Em seguida Tony Osanah, (dos Beat Boys) que ficou alguns meses. O conjunto sofreu várias alterações. Em 1968 teve início a formação mais duradoura indo até 1971 : Zé, Vasques, Ney, Carlos Roberto e Lairton. Gravaram dois compactos na RCA Victor:"Chick - A- Boom" em 1968 e Nova Geração em 1969. Participaram dos programas:Almoço com as Estrelas, Astros do Disco, e Jovem Guarda, entre outros. Acompanharam o Hermes de Aquino no IV FIC e também a cantora Laíz Marques em "Sala de Espera'.




OS BRASAS também foram um grupo da Jovem Guarda, iniciaram com o nome de The Jetsons em Porto Alegre-RS onde apresentavam-se no Programa Parque Infantil de Waldemar Garcia, em 1967 vieram para São Paulo e foram contratados pela TV Excelsior Canal 9 atuaram nos Programas "Linha de Frente" dos Vips e "O Bom" de Eduardo Araújo. Neste mesmo ano ingressaram na Continental e gravaram alguns compactos e um LP em 1968, com destaque para "A Distância" que também saiu em compacto simples. A formação do grupo era a seguinte: Anires (Alemão) guitarra, Franco, contra-baixo, Luis Vagner guitarra e Edinho (Edson Aymay)já falecido, era o baterista. Também fizeram parte da Banda Jovem do maestro Peruzzi. Participaram do Programa Jovem Guarda na TV Record.
Na lista de link tu podes baixar o disco DOS BRASAS.

por Alex Racor.
(Videos e argumento creditados a Washington Morais)

Nenhum comentário: